Série D do Brasileirão
Sem público, Brasil recebe o São Joseense pela segunda rodada
Com dúvidas e ausência importante, Xavante busca a recuperação após estrear com derrota para o Concórdia. Partida deste domingo (14), às 16h, não terá transmissão por imagens
Foto: Ederson Ávila - Especial - Rogério Zimmermann terá que alterar a equipe para o duelo diante dos paranaenses
Após estrear com derrota para o Concórdia, o Grêmio Esportivo Brasil busca a recuperação neste domingo contra o São Joseense (PR), às 16h, pela segunda rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. No duelo diante da equipe paranaense, o Xavante não terá o apoio da torcida no Bento Freitas. O clube foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por invasão de torcedores no gramado da Baixada depois do jogo contra a Aparecidense, pela 16ª rodada da Série C do ano passado.
> Brasil contrata Lailson.
Em entrevista coletiva, o técnico Rogério Zimmermann lamentou a ausência de público em um jogo importante e destacou que o fato sirva de lição para que não volte a acontecer. “É uma situação bem atípica. Vamos ter que enfrentar, é ruim pra nós, é ruim para o próprio torcedor que não pode comparecer. É importante lembrar o que ocasionou isso para que não se repita. É uma situação ruim para todos. Além do adversário forte que vamos enfrentar, é mais um obstáculo você não ter o apoio daquilo que é a nossa maior motivação”, disse.
Além dos portões fechados, o torcedor também não terá a opção de assistir à partida. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não acertou, por enquanto, com nenhuma plataforma de transmissão. A CBF também proíbe os clubes de transmitirem através de seus canais oficiais ou por terceiros.
Desfalque importante e dúvidas
Para enfrentar o São Joseense, o Brasil poderá ter até quatro mudanças em relação ao time que foi derrotado na rodada passada. O zagueiro João Marcus é a úncia ausência certa. Ele foi expulso contra o Concórdia e ficará fora pela primeira vez em 2023. Contratado recentemente, Gutierrez deve ser o substituto. Cezár Henrique e Tony Lucas são as outras possibilidades.
O volante Amaral e o atacante Márcio Jonatan se recuperam de lesão e seguem sendo dúvidas. O próprio Zimmermann não descartou e nem garantiu o retorno da dupla. Ele aguarda até o último treino para saber se poderá contar com os jogadores. “São dúvidas. O tipo de lesão que o Márcio Jonatan e o Amaral tiveram requer mais cuidado. Ainda tem dois treinos [entrevista aconteceu na sexta pela manhã]. Pelo tipo de lesão, a gente dá mais tempo de recuperação e espera os últimos treinos para fazer um teste”, afirmou.
Se Amaral não tiver condições, Chicão é o substituto natural. Com a possível mudança, o lateral Tony assume na direita. Já no ataque, Wellington começou no domingo e poderá ser mantido caso Márcio Jonatan siga fora. Guilherme Beléa entrou bem em Santa Catarina e também pode aparecer entre os titulares.
Recém contratado, Branquinho teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e apresenta condição de reestrear. A tendência é que seja opção no banco de reservas.
São Joseense venceu na estreia
O adversário do Brasil neste domingo venceu o Caxias, em casa, na estreia da Série D por 2 a 1. O clube de São José dos Pinhais, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba, é desconhecido do público, mas em poucos anos de fundação conseguiu bons resultados dentro do campo. No Estadual deste ano, o São Joseense chegou até as quartas de final, mas foi eliminado pelo Athletico Paranaense.
No elenco, o técnico Zé Roberto conta com o lateral Igor Bosel, pelotense com várias passagens pelo Lobo, inclusive no ano passado na Copa Tarciso Flecha Negra. Bosel conversou com o DP sobre o desafio diante do Xavante. “A expectativa é a melhor possível. Sabemos da dificuldade do jogo contra o Brasil, sabemos da força que eles têm em jogar no Bento Freitas, mas a nossa equipe está preparada”, disse o lateral.
Aos 30 anos, Igor Bosel atuou no Paysandu no começo do ano, antes de ir para o time paranaense disputar a Série D. Ao DP, o lateral afirma que eles entram como zebra na competição e que isso pode ajudar. Ele também elogiou as condições que a direção do São Joseense oferece.
“É o que a gente vem conversando entre nós jogadores. A gente entra como o patinho feio da competição, e isso pode acabar atrapalhando os adversários e ajudando nossa equipe. […] Mesmo tendo poucos anos de existência, é um clube que nos oferece a melhor estrutura possível”, destacou. O goleiro titular é Gabriel Leite, que defendeu o Pelotas no Campeonato Gaúcho de 2021.
Prováveis escalações
Brasil: Marcelo Pitol; Tony, Gutierrez, Rafael Dumas e Mário Henrique; Chicão (ou Amaral), Guilherme Nunes; Wellington (ou Beléa), Patrick e Rafael Pernão; Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.
São Joseense: Gabriel Leite; Igor Bosel, Mikael Doka, Caio Gomes e Raphael; Bryan Gabriel, Duda, Warley; Carlos Alberto, JP Bardales e Danilo Mariotto. Técnico: Zé Roberto.
Horário: 16h deste domingo.
Tempo real: diariopopular.com.br.
Árbitro: André Rocha (RJ).
Local: Bento Freitas.
Série D - 2ª rodada
Grupo A8
Sábado
15h | Hercílio Luz x Novo Hamburgo
17h | Camboriú x Aimoré
Domingo
15h | Caxias x Concórdia
16h | Brasil x São Joseense
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário